segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quem pode e quem não pode alongar as unhas

Ao nos depararmos com uma  cliente ansiosa, muitas vezes aparece a polêmica: ela pode alongar as unhas?

E agora? Que atitude tomar? A ética é sempre a melhor postura a ser tomada, afinal, a cliente tem o direito de manter-se bem informada. Muitas delas às vezes até mentem para realizarem um procedimento e por isso é importantíssimo conhecer doenças das unhas.

Já passei por uma situação em que a cliente tinha um quadro de diabetes sob controle, ela se cuidava bem, mas o diabetes estava lá pois é uma doença muito implacável. As unhas dela não demonstravam nada, e neste caso, o melhor é uma bela ficha de anamnese, pois assim a cliente assume a total responsabilidade sobre suas declarações.

Passados alguns meses com o alongamento, quando removi o alongamento notei que as unhas descascavam e notei que fui enganada, mas a responsabilidade não era minha, mas da cliente.

Portadores de diabetes infelizmente não devem fazer alongamentos de unhas pois durante o polimento pode ocorrer uma lesão onde o sangramento será inevitável.

Outra experiência muito desagradável é fazer alongamentos de unhas em portadores de hiperidrose, que não é uma doença grave mas nenhum alongamento de unhas consegue resistir a tanta umidade. Mesmo passando álcool para haver o ressecamento das unhas, passando o ácido primer (ler praimer) as unhas continuam com umidade. Ao cumprimentar um cliente cujo suor molha suas mãos, jamais realize qualquer alongamento porque a sudorese excessiva expulsará qualquer corpo estranho e o alongamento que deveria durar meses com as manutenções, acaba durando apenas um dia.

Pessoas que tem psoríase (caracterizado pela pele e unhas que descascam constantemente), jamais podem fazer alongamentos de unhas afinal, esta doença enfraquece demasiadamente a lâmina ungueal e um alongamento poderá forçar demasiadamente esta unha.

Esta foto pertence ao site beleza in (http://belezain.inter7.com.br/modulo_inteiro.php?cod=434)  

A micose também é um inimigo dos alongamentos de unhas pois qualquer método impermeabilizará a lâmina, provocando a piora do quadro devido a um aumento muito grande da proliferação de fungos.

Mas se você tem unhas saudáveis, os alongamentos são indicados pois as pessoas nem sempre tem a curvatura correta das unhas, o que provoca uma resistência maior das unhas. Quem tem unhas extremamente retas devem usar pelo menos um encapamento das unhas porque melhoram muito a curvatura. 

Unhas artificiais também tem a vantagem da ousadia pois é possível fazer váriações que as unhas naturais não permitem, como francesinhas definitivas, gel glitter, acrílico glitter, enfim, belíssimos modelos de unhas podem ser feitos em alongamentos. 





Observem outros detalhes sobre este assunto no lindo site da minha amiga Flavia, antenadíssima em todos os assuntos sobre unhas. 

Mural de recados

Siga-me no Twitter.