terça-feira, 26 de outubro de 2010

Assim como é a mulher é o esmalte?

ASSIM COMO É A MULHER É O ESMALTE? DEPENDE DO ESMALTE OU DA MULHER?

Quando uma profissional recém formada se depara com alguns comentários, as dúvidas são inevitáveis: é legal ou é cafona decorar unhas?

Umas dizem que é cafona, outras adoram e nem se importam com isso, mas o que realmente acontece é a falta de conhecimento de seu público alvo.

Tem mulheres que jamais adotariam uma decoração nas unhas, e outras por mais chiques e elegantes que sejam não dispensam suas flores decoradas em suas belas unhas, mas como identificá-las?

Temos que estar atentas, observar o modo de andar, de se comportar da cliente, como é o cabelo, se ela sempre muda de visual, que esmaltes ela costuma utilizar, afinal, não podemos invadir as opiniões das clientes com nossas preferências, e às vezes elas se sentem invadidas apenas com uma sugestão.

Não é uma regra matemática, falarmos de comportamento, afinal, sou manicure e não psicóloga,  mas comece a observar quando a cliente chega no salão com aquele sapatinho básico, sem detalhes, sem salto, utilizando esmalte transparente na maioria das visitas ao salão... sem muita vaidade então chegue à conclusão depois de 5 minutos de conversa: ESTA CLIENTE NÃO GOSTA DE DECORAR UNHAS. E é fácil descobrir isto pois em suas vestes e gestos a cliente muitas vezes já demonstra que gosta ou não de variar. Mulheres muito clássicas não costumam gostar de design nas unhas.

Outra cor clássica é o vermelho. Mulheres que só gostam de usar vermelho às vezes gostam de decoração, são extremamente perfeccionistas e normalmente são muito seguras de si. Obseve que os esmaltes vermelhos exigem perfeccionismo da profissional durante a esmaltação, durante a limpeza e a cutícula deve estar mais do que perfeita pois o vermelho mostra para todos a competência da profissional. Um erro na cutícula e o pigmento penetra em qualquer ranhura da pele.

Já as clientes que utilizam brincos grandes, sapatos mais ousados e sempre mudam de visual normalmente aceitam mais as decorações de unhas.

Normalmente as clientes que utilizam unhas decoradas são pessoas muito alegres e que expressam essa alegria no modo de agir, de vestir-se e de esmaltar as unhas.

As clientes normalmente mais temidas são aquelas difíceis de satisfazer, e aparentemente nada está bom. Estas são as melhores clientes, pois quando as conquistamos elas se tornam fiéis ao nosso atendimento. As mulheres mais exigentes tem o hábito de usar francesinhas ou tonalidades brancas nos esmaltes. A francesinha é algo que exige perfeição, e tudo que exige perfeição é adequado para pessoas perfeccionistas.

Lógico que para toda regra há uma excessão, mas durante o tempo em que estive trabalhando para empresas de esmaltes, eu exercitava esta observação, e pensei: será que o esmalte influencia a mulher? Ou será que a mulher expressa quem ela é através do esmalte, da roupa, do modo de falar?

Decidi perguntar isto para uma psicóloga que infelizmente não teve tempo para fazer essa matéria para o Show de unhas, mas numa conversa informal, ela me disse que eu estava correta ao perceber que a mulher sempre se expressa através do que usa, seja roupa, seja esmalte, seja acessório.

Mas você já percebeu que quando uma mulher está triste, ela nem pensa em decorar as unhas? Então a nail art é algo especial, destinada a pessoas felizes, de bem com a vida.

Nenhum comentário:

Mural de recados

Siga-me no Twitter.