segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FINANÇAS DO SALÃO, e agora?

FINANÇAS DO SALÃO, e agora?

Enfim, muitos profissionais terminam seus cursos maravilhosos de especializações, crescem bastante em diferencial, oferecendo os mais variados serviços para a clientela... mas entram num conflito inevitável:

Como administrar um salão de beleza?

É bem verdade que eu não sou a maior especialista no assunto, mas para quem está meio perdido nesse assunto, vale a seguinte dica: anotar toda receita que entra no caixa, toda despesa que sai dele, e em seguida fazer levantamentos do tipo: quanto foi gasto em perfumaria neste mês? Dá para economizar? Enfim, são algumas perguntas que não podem jamais se calar.

Mas e se o salão for pequeno, como controlar tudo? Aí neste caso, a resposta é a seguinte: deve haver disciplina para a organização das finanças, separe sempre um tempo para este assunto, que não deve ser deixado para depois, caso contrário, o inevitável é a perda do controle das contas.

No SENAC existem cursos rápidos, não são caros, se forem pagos à vista dá para obter um desconto bem legal, e também existe o SEBRAE, que tem palestras gratuitas, cujos assuntos não são tão aprofundados quanto o SENAC, porém, ajudam a abrir a mente de quem não tem qualquer experiência no assunto.

Existe, portanto, um conflito para os donos de salões de beleza: como fazer o planejamento orçamentário se o negócio é sazonal?

A resposta é: programar sempre as contas fixas, obter sempre uma média dos gastos com produtos, saber a média do tempo que os produtos são consumidos dentro do estabelecimento para programar os custos, e, quando esse planejamento acusar que a coisa vai ficar preta, programar com antecedência uma forma de aumentar a quantidade de clientes, analisando sempre os custos que isto pode causar.

Outra matéria que gosto muito, é MATEMÁTICA FINANCEIRA, serve para ninguém nos fazer de bobos num momento em que precisamos de algum financiamento, podemos então barganhar juros menores, descontos maiores em compras à vista, enfim, é algo apaixonante.

Ah, esqueci de dizer os cursos interessantes que fiz no Senac e que amei, são: Administração de Salões de Beleza, e Administração Financeira, que embora tivessem sido rápidos, serviram para abrir a minha mente, até mesmo para analisar como fazer contratações.

Estudar é bom, nunca é demais, enriquece mas exige paciência, porém os frutos são ótimos.

Nenhum comentário:

Mural de recados

Siga-me no Twitter.